Pages

terça-feira, 17 de março de 2009

Que tal dar uma espiadinha?




Alegoria da sociedade contemporânea
Corra, vai começar o paredão, não podemos perder.


Até quando vamos ter essa vontade, como se fosse uma necessidade, de assistir o que os outros fazem?
Podemos colocar a sociedade como culpa dessa parte, pois somos vigiados quase 24 horas por dia, aonde quer que estejamos, deparamos com várias placas no estilo – “Sorria você está sendo filmado”, ou “ Sorria, você pode estar sendo filmado”. Vivemos rodeados de câmeras até mesmo na nossa querida praia, estamos sendo filmado, com câmeras em toda orla, podemos ser observados pelos que estão por trás, fazendo a “segurança”, além do metrô, trem, ônibus e diversos outros meios onde deparamos com camêras.

Hoje os pais, os avôs, no colégio, os professores, diretores, estão vigiando, controlando todos os atos, por isso nos identificamos, muitas vezes sem saber o porque, com essa realidade deste programa Holandês o Big Brother.

Exemplo de frases ditas pelo jornalista e apresentador do programa no Brasil, Pedro Bial, são as seguintes: - “ Vamos falar agora com nossos heróis ...” – referindo-se aos participantes, e “Vocês são vencedores”.
As palavras perderam o sentido ou o significado?

Heróis? As pessoas passam numa confortável casa, participando de inúmeras festas, namoros, outros até sexo, enrolados no endredom, falam palavras chulas , linguajar fraco, tendo que praticar algumas “provas”, pra faturar mais prêmios, e o então Pedro Bial, os chama de Heróis?
São esses nossos heróis? Ou estão querendo que seja exemplos pra nós?
Heroís na verdade tem outro significado, são pessoas que trabalham, se esforçam, que lutam contra doenças, são aqueles que apesar de ganharem um salário mínimo, pagam todas suas contas e sustenta a casa, esse pode ser o significado de “Herói” pra nós. ( do povo brasileiro, pelo menos )

Saem do programa como celebridades, ocupando caminhos e lugares de profissionais, que estão batalhando pra atingir algum espaço. Caso do então “Alemão” , e “Siri” hoje apresentadores de TV, e da “Grazi”, musa de novela. Para que diploma? Para que fazer faculdade, se hoje o que conta não é mais o diploma, e sim como enganar mais as pessoas.

José Neumani ,da Rádio Jovem Pam, fez um cálculo de que se 29 milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Ou seja: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Sendo que podia esse dinheiro ser revertido para moradia, inclusão social, saúde, educação, programas educativos.

Mais isso tudo é bobagem amigos, não existirá, pelo menos por enquanto, pois programa de cultura não dá dinheiro. O que gera dinheiro são programas que causam intrigas, programas sensacionalistas.
Outro exemplo claro são as revistas vendidas, abaixo as 7 revistas mais vendidas no Brasil.

REVISTAS
Veja
Seleções
Época
Nova Escola
Caras
Cláudia
Isto É
Playboy


Onde estaria a Carta Capital? Ninguem tem costume de ler, ou uma revista de cultura como a super interessante, também não tem, assim como a “VEJA” o “BBB” também é o mais vendido, então ta explicado.
O BBB9 está acabando, e um novo BBB já esta sendo pensado para em breve entrar no ar e fazer o mesmo sucesso dos anteriores.Nossa alegoria está pronta. A tal da alegoria da sociedade contemporânea .

Seguidores