Quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Foi quando, ao pesquisar nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "The Shining", de Stephen King, resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em filme em 1980.
A primeira vez que Stephen King recebeu a proposta de Stanley Kubrick para fazer uma versão em filme de "O Iluminado" foi num telefonema pela manhã. King estava de ressaca e ficou chocado quando sua esposa disse que Stanley Kubrick estava ao telefone. As primeiras coisas que Kubrick falou foi com relação ao otimismo das histórias com fantasmas, já que elas sugeriam que humanos sobreviviam à morte. Quando Stephen King perguntou a respeito do inferno, Stanley Kubrick fez silêncio por um momento, e respondeu: "Eu não acredito em inferno".
1) Stanley Kubrick rodou 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.
2) Mais de 400 mil metros de negativos foram rodados, e Kubrick aproveitou apenas 1% de tudo que filmou.
3) Sempre que o personagem Jack Torrance falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena.
4) Enquanto filmava "O Iluminado", Kubrick fez o elenco assistir "Eraserhead", de David Lynch, O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski, e "O Exorcista", de William Friedkin.
5) Foi ideia de Jack Nicholson ficar jogando uma bola de tênis contra a parede. No roteiro, só estava especificado: "Jack não está trabalhando".
6) Danny (a criança) não sabia que estava participando de um filme de terror. Kubrick queria proteger o garoto, que estava com apenas 6 anos de idade.
7) Para escolher quem faria o personagem "Danny Torrent", Stanley Kubrick e seu assistente entrevistaram cinco mil crianças ao longo de meses
8) Mesmo atualmente sendo idolatrado por muitos, o filme foi ganhador da Framboesa de Ouro por Pior Atriz e Pior Diretor.
1. Compreensível. Os grandes trabalham dessa forma mesmo.
ResponderExcluir2. E os outros "99%", ficaram como tesouros perdidos da humanidade?
3. Eu não tinha notado isso dos espelhos. Mas o ator que faz o mordomo é um exemplo de ator que mesmo atingindo a excelência, não ficou muito famoso. Ele aparece em Laranja Mecânica também, queria saber o nome dele, a cena dele conversando com o Jack enquanto diz que ele é o zelador é uma das melhores do filme pra mim.
4. O Exorcista tem mais sentido crítico a igreja do que terror em sí, talvez por isso que também tenha chocado tanto, vim ver ele mês passado. O outros títulos eu pretendo ver também.
5. Só vim respeitar o Nicholson como ator depois de ter assistido "O Iluminado" há alguns dias.
6. Vou investigar mais isso, talvez seja por isso a naturalidade com que o menino se assusta.
7. Típico.
8. Também vou pesquisar mais sobre esse Framboesa, só sei por alto que é uma paródia do Oscar.