(Um breve resumo da história do 'homem do baú')
Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930 no bairro carioca da Lapa, filho de pais judeus chamados Alberto Abravanel (nascido na Grécia) e Rebeca Abravanel (nascida na Turquia). Foram descendentes do comentador bíblico judeu Isaac Abravanel.
Silvio sempre foi uma máquina de dinheiro. Aos 15 anos, já ganhava uns trocados na Lapa, o bairro boêmio do Rio de Janeiro, apostando nos "malandros" da sinuca - Silvio observava atentamente o comportamento dos jogadores e apostava nos melhores.
De dia, vagando pelas ruas do centro do Rio, Silvio observava que os vendedores que mais faturavam eram os que melhor se comunicavam. Logo, pensou numa forma original de chamar atenção para as canetas que vendia numa esquina - ele realizava truques de mágica. Até que um dia um fiscal da Prefeitura - o "rapa" - o abordou e lhe confiscou toda sua mercadoria, mas, fascinado com a voz de Silvio, deu a ele um cartão para que fizesse um teste na Rádio Guanabara. Aquele foi o embrião da carreira artística de Silvio.
O dinheiro começou a entrar numa jogada genial de marketing - algo que praticamente não existia naquela época. Percebendo que as pessoas se entediavam durante a travessia da balsa que faz o trajeto Rio-Niterói, Silvio pediu autorização para animar o pessoal com alto-falantes na barca. Logo, sacou que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos. Fez um empréstimo, montou bares nas barcas, procurou a Companhia Antártica de Bebidas e passou a vender ali cervejas e refrigerantes. A empresa passou a patrocinar apresentações de diversos artistas na barca. E assim Silvio se tornou o maior vendedor de cervejas do Rio de Janeiro - apenas com uma ideia genial.
Mas ele ainda tinha interesse em se tornar um artista de sucesso. Por isso, topou fazer um teste na Rádio Nacional de São Paulo. Passou e ali começou sua amizade com Manuel de Nóbrega, que era, na época, o "Homem do Baú". O "baú" era uma caixa com presentes que a pessoa recebia no Natal depois de pagar 12 prestações ao longo do ano. Mas o negócio acabou trazendo mais problemas do que dinheiro para Manuel de Nóbrega, e ele acabou chamando Silvio para dar um jeito na situação. Com seu incrível empreendedorismo, Silvio conseguiu tornar o "baú" um negócio lucrativo - e o herdou de graça de Manuel de Nóbrega, em retribuição por tê-lo tirado do "buraco."
Na televisão, Silvio estreou em 1961, na TV Paulista, com o "Vamos brincar de forca". Logo passou a apresentar outros programas de variedades, mas quando a Globo assumiu o comando da TV Paulista, no final dos anos 60, Silvio teve de se enquadrar no perfil que a emissora queria ter. Não conseguiu e saiu. Acabou voltando com tudo ao comprar 50% das ações da TV Record, onde pôde fazer o que gosta - mas sem esquecer da rixa com a Globo, em especial com Roberto Marinho, dono da emissora, e Boni, então diretor-artístico.
"Eu não nasci dono de televisão, eu me tornei dono de televisão porque os donos de televisão fecharam portas pra mim, mas quando se fecha uma porta, Deus abre uma janela", disse Silvio, numa espécie de "editorial" durante seu programa na Record. "Fui obrigado a comprar 50% de ações, nasci animador de programas e continuaria sendo se os homens não fossem tão vaidosos, tão poderosos", emendou.
O passo seguinte foi batalhar para ter seu próprio canal de TV - e no início dos anos 80 ele recebeu a concessão para criar o SBT. Silvio vendeu as ações da Record para o bispo Edir Macedo, e não descansou enquanto seu próprio canal não se estabelecesse como a segunda maior audiência da TV - e em vários momentos nos anos 90 o SBT conseguiu ficar à frente da Globo, principalmente nos domingos, com o Topa Tudo Por Dinheiro. A essa altura, o império de Silvio já incluía uma construtora, um hotel, uma empresa de cosméticos, uma financeira e, claro, um banco - o PanAmericano.
Mas a Record, ainda assim, tinha muito mais caixa, e acabou ultrapassando o SBT nos últimos anos. Silvio luta para colocar as finanças de seu império novamente em dia, depois da quebra do PanAmericano. Mas uma prova de que seu carisma não se abala foi dado no último dia 5, quando a própria Record exibiu uma reportagem especial de 45 minutos sobre Silvio no programa "Domingo Espetacular". Ironicamente, a emissora do bispo Edir Macedo conseguiu ultrapassar a Rede Globo e ficar à frente no Ibope por mais de meia hora.
Outra prova de que Silvio continua "pop" é que no Yahoo! o apresentador está entre os assuntos mais buscados desde o surgimento da crise no PanAmericano, mês passado. "Vida empresarial do Silvio Santos" e "Dívida de Silvio Santos" são alguns dos tópicos mais procurados no serviço de busca do Yahoo!, o que mostra o interesse das pessoas na situação financeira do apresentador. Antes, os termos mais buscados que faziam relação a Silvio eram "pegadinhas" e "Maísa".
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